Your address will show here +12 34 56 78

Glossário

A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W   X   Y   Z

A

Artrose

O que é?

A artrose é uma doença reumática que envolve toda a articulação, caracterizando-se pelo desgaste da cartilagem em alguma articulação do corpo, como joelho, coluna, ombro ou quadril, o que leva a uma inflamação local devido ao contacto de um osso com o outro. A doença é rara antes dos 40 anos mas, a partir daí, torna-se cada vez mais frequente.

Sintomas

Os principais sintomas são a dor, a rigidez, a limitação dos movimentos e, em fases mais avançadas, as deformações. A dor tem um ritmo caracterizado pelo facto de se agravar ao longo do dia, com os movimentos e com os esforços, e melhorar quando o doente repousa, em particular quando se deita. Durante a evolução da doença a articulação aumenta as suas dimensões, o que é vulgar notar-se nos joelhos ou nos dedos das mãos.

Tratamento

O tratamento da artrose tem o objetivo de aliviar os sintomas e evitar a evolução da doença. A fisioterapia para artrose pode ser indicada pelo médico para ajudar a fortalecer os músculos ao redor da articulação afetada, aumentar a flexibilidade e reduzir a dor, melhorando a movimentação da articulação e reduzindo a rigidez.

L

Lombalgia

O que é?

A lombalgia refere-se à presença de dor na região da coluna lombar, geralmente entre as últimas costelas e acima dos glúteos. Com frequência, acompanha-se de dor que irradia para os membros inferiores. É, portanto, um sintoma e não uma doença, o que significa que pode manifestar a presença de diversos quadros clínicos.

Sintomas

A dor da lombalgia varia muito de pessoa para pessoa e na sua intensidade. Pode ter um início lento ou súbito, pode ser intermitente ou constante. Por vezes, as lombalgias correspondem a uma dor tipo agulha ou podem parecer uma cãibra. Estas características dependem da causa subjacente à lombalgia. Pode acompanhar-se de dor que irradia para os membros inferiores. A dor tende a melhorar na posição deitada ou em repouso e, habitualmente, associa-se a rigidez matinal.

Tratamento

O tratamento da lombalgia depende da causa e tem como objetivo principal o alívio da dor. O uso de calor ou frio, massagens, ultrassons ou electroestimulação pode ser importante. Alguns exercícios de extensão, levantamento de pesos ou cardiovasculares ajudam a recuperar a mobilidade e a reforçar os músculos lombares, o que ajuda a aliviar a dor.